terça-feira, 23 de julho de 2013

Eu li:



Assisti a quase todos os fimes baseados nas histórias de Nicholas Sparks e já há algum tempo que sentia uma curiosidade tremenda em relação aos livros. Procurei a ordem cronológica das suas publicações e descobri que "O Diário da Nossa Paixão" foi o seu primeiro romance publicado. Comecei , então, por ele.

A história é extremamente conhecida devido à sua adaptação para o cinema. Encontramos Allie e Noah e o seu amor que ultrapassa barreiras intransponíveis. Uma história comovente escrita de uma forma leve mas ainda assim deliciosamente decorada com pormenores que nos seduzem a desbravar o mundo ficcional de Sparks.
É um livro que se lê bastante rápido quando se lhe toma o gosto e a curiosidade pela história. Atinge um público maioritariamente feminino no entanto penso que os homens seriam também capazes de se encantar por esta história. É-lhes também, por isso, recomendada.
Em suma, é um livro de leitura fácil porque usa um vocabulário acessível, sendo a história narrada sem grandes declives e ambiguidades. É a tradicional receita de pitadas de amor com final feliz.

Dois aspetos positivos: 
- A história é de facto muito bonita e susceptível de causar algumas lágrimas nos corações mais sensíveis. Nicholas Sparks transfigura sentimentos nas suas palavras e sabe como tocar o coração do seu leitor. Isso é louvável.

- A linguagem é leve e simples, o que facilita a sua leitura fluente.

Um aspeto negativo:
- Nicholas Sparks enrola um pouco a história aqui e ali e isso acabou por me maçar um pouco. Sei que provavelmente o autor introduziu essa técnica para alcançar o efeito surpresa mas, em mim, esse efeito não nasceu e dei por mim a querer apenas chegar ao fim de uma vez por todas.


Recomendo para quem quer uma leitura leve e sentimentalista e para quem gosta de histórias de amor.

NOTA: 6/10

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Deixa-me ser natureza em ti

Quero eu
Que me leves pela mão
Pela areia salgada de tesouros
Que marinheiros enamorados por ali semearam.

Quero eu
Que me abraces levemente
Como as árvores abraçam o sol
E dele se despedem no crepúsculo
Sorrindo promessas
De um até já.

Quero eu
Que me sopres palavras doces ao ouvido
Ao ritmo dos cicios celestes.

Quero eu
Que me acendas a calma de um porto seguro 
E navegues comigo pelas poesias amorosas.

Quero eu
Que embrulhes os teus beijos nos meus
Como as ondas desmaiam no areia.

Quero eu
A tua voz, o teu desejo e os teus dias
Num quadro bucólico onde o céu e as camélias frescas
Nos servem de moldura.


Quero ser natureza em ti.